médico ajusta luva na mão direita, paciente sentada ao fundo

Primeira consulta com o coloproctologista

Sua primeira consulta com seu coloproctologista pode gerar grande quadro de ansiedade, desconforto ou ser desesperadora. 

As seguintes sugestões podem ajudar que essa consulta se torne confortável, agradável e eficiente.

Você pode se alimentar antes de sua consulta. Isso não vai interferir na anamnese e no exame físico. Traga a lista de seus medicamentos junto com a dosagem e a frequência como são tomados. É importante informar ao seu médico se você estiver tomando anticoagulantes, aspirina (AAS), varfarina (Marevan), clopidrogel (Plavix) ou qualquer medicamento que possa causar sangramento. Traga seus últimos registros médicos de seus atendimentos anteriores ou de preferência relacionados aos seus sintomas clínicos como por exemplos de hemorroidas, fístulas anais, cisto pilonidal, dor anal, coceira em região anal, sangramento ou saída de secreção pelo anus, perda de fezes, dor abdominal, diarréia e ressecamento das fezes. Se você já fez uma colonoscopia no passado, traga esse exame para a consulta. Se você já fez alguma cirurgia intestinal, por favor, traga o relatório médico cirúrgico e a patologia.

Na primeira consulta que você conhecer seu médico. Seu histórico será revisado e discutido. Após isso, você poderá então ser examinado.

O coloproctologista vai precisar examinar seu ânus e reto. Ele pode precisar usar um anuscópio (pequeno tubo de plástico) ou sigmoidoscópio (tubo iluminado) para verificar outras doenças que podem estar causando os seus sintomas.

Inicialmente, não é necessário realizar fleet enema (lavagem retal) antes da consulta para melhor visualização de seu reto e anus. Caso necessite seu médico irá te comunicar com antecedência.  O período menstrual nas mulheres não atrapalha no exame físico. 

É uma boa ideia trazer um familiar ou amigo para a sua consulta, principalmente para pacientes idosos. Eles podem te ajudar com as orientações e com os cuidados, quando você chegar em casa. Eles podem até vir com perguntas nas quais você e seu médico não pensaram. 

Lembre-se de seguir as instruções médicas fornecidas durante a consulta médica conforme o programado. 

Estás instruções por escrito não substituem uma discussão com seu médico. Ele pode te dar outras informações. Sinta-se à vontade para fazer perguntas ou ligue se não tiver certeza sobre o seu diagnóstico ou plano de tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende sua Consulta