Tuberculose Latente

Quando uma pessoa saudável é exposta ao bacilo da Tuberculose (TB), tem 30% de chance de infectar-se, dependendo do grau de exposição, da infectividade do caso índice e de fatores imunológicos individuais.

As pessoas infectadas, em geral, permanecem saudáveis por muitos anos, com imunidade parcial ao bacilo. Essa condição é conhecida como infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB).

A OMS estima que um quarto da população mundial tenha ILTB. Esses indivíduos não apresentam nenhum sintoma e não transmitem a doença, mas são reconhecidos por testes (Teste tuberculínico ou PPD e IGRA) que detectam a imunidade contra o bacilo. Apesar de grande parte da população mundial estar infectada com M. tuberculosis, não há indicação de investigação indiscriminada de ILTB na população em geral.

A investigação é indicada somente em populações que potencialmente se beneficiarão do tratamento preconizado para ILTB. O tratamento da ILTB dependerá do resultado do PPD ou IGRA, da idade, da probabilidade de ILTB e do risco de adoecimento.

Ele reduz o risco de adoecimento por TB ativa, podendo ser utilizada a Isonizada por 6 a 9 meses. Recentemente, vem sendo preconizado o uso da Rifampicina por 4 meses, principalmente naqueles pacientes com mais de 50 anos de idade, hepatopatas e intolerantes da Isoniazida.

Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende sua Consulta